sexta-feira, 1 de outubro de 2021

TRILHAS DO CIPOAL, Jilberto Rodrigues de Oliveira

 

TRILHAS DO CIPOAL, Jilberto Rodrigues de Oliveira, 2021,Artner Comunicação, 380p,:il Isbn 978-65-88562-19-2.

 



Jilberto de Oliveira  é escritor natural de Malhador, uma das filhas de Itabaiana, e seu romance de estreia, "Trilhas do Cipoal", é ambientado em sua terra natal (com extensões), que troca de nome mas não de personalidade. Os personagens são gente da gente, figuras familiares e as histórias discorridas parecem relembranças, fluem gostosas, segurando o leitor mesmo apressado.

 “Aos quinze anos minha visão do mundo se restringia apenas ao município Pedra da Jacinta e algumas localidades além de seus limites". 

O que era comum em uma época quando os professores eram rudes mestres, limitados à tabuada, ao soletramento palavras e garatujamento dos próprios nomes.

"O bando de Lampião cruzou os caminhos do lugar provocando assombração. O povo trabalhador da Pedra da Jacinta (a cidade fictícia similar à Macondo de Marques) se escondeu onde pode, tentando escapar". 

"Quando o inverno chegou com rigor, o mentrasto tomou conta dos terreiros, os lamaçais inundaram as estradas, os mosquitos borrachudos caíram em cima da professorinha. Aquela pele fina, as pernas torneadas não iriam suportar! O sonho de estudar viraria um pesadelo". 

Ou não? Quem sabe ela resistisse.

"Os rádios de pilhas falavam que o homem andou na face da lua, ninguém acreditou, mentira pura, falar é fácil. Dona Tolentina desviou o fio da discórdia para um ponto que ninguém ainda pensara: Já pensou se esse tal comesse buchada estragada? Coitados de nós, chuva de caganeira emporcalhando as plantações e tudo o mais".

"Sob protestos da molecada, tio Zé pegou a foice e se dirigiu ao campinho dos peladeiros. Arrancou as traves e as cortou em pedaços; pegou o arado e passou sobre o terreno. E falou pra todos nós: campo de futebol plantado de batatas dá mais lucro e menos desavença”.

"Mandaram-me subir num pilar do forno eu eu li o primeiro cordel que me entregaram, A Chegada de Lampião no Inferno. já me preparava para ler o segundo , O Encontro de Cancão de Fogo e Pedro Malasarte, então avisaram que chuva passara e devíamos ir embora". 

"Peguei a marinete para São Paulo, como todos do meu tope e condição faziam. Ao descer na rodoviária de São Paulo, um taxi nos conduziu à rua do gasômetro, no Brás e outra vida se iniciava para mim. Tinha quinze anos e nada sabia de uma cidade grande".

Íamos à festa e o amigo de Gilvan apareceu com um fusquinha. Entramos todos e ele desligou o motor. Gilvan perguntou o que acontecera. Ele falou que não transportava preto. Tivemos que descer e fomos de ônibus".

xxx

Novos amigos, novos valores, outras privações...

E assim, nessa batida bem natural, indo aos mínimos detalhes algumas vezes, ferindo e encantando, o narrador revela um mundo pitoresco, singelo, envolvente.  Que logo logo se transforma em  nosso mundo também.

xxx

Em 1983, Jilberto passou no vestibular para o curso de letras na UFS e pediu demissão do banco, deixando São Paulo onde vivera desde 1972. Estabeleceu-se na terra natal para nunca mais sair. 

Formou-se e foi professor no colégio São José (primeiro grau), no projeto SOMEM e no Colégio Estadual Joaquim Cardoso, onde também foi coordenador Pedagógico. 

Aposentou-se em 2014 e agora lê e escreve livros. 

“Trilhas do Cipoal”, romance autobiográfico, é a epopeia de nosso povo em busca de um bom lugar para viver, nesse Brasil acolhedor e perverso.  

 (Aracaju, 01 de outubro de 2021, por Antônio FJ Saracura)

 

 

 

3 comentários:

  1. Ler ou ouvir um comentário sobre os textos que escrevemos é muito gratificante. Essa gratificação vem em proporções redobradas quando a pessoa que comenta é um conhecedor profundo do tema o qual abordamos. Recentemente, fui contemplado com uma resenha sobre o meu romance Trilhas do Cipoal, escrita pelo escritor itabaianense Antônio Saracura. Meu guru, mestre e amigo das Letras. Aqui, registro minha gratidão por seu lindo gesto, meu amigo. Gostei muito de suas considerações em forma de resenha! Deus lhe abençoe grandemente! Um abraço fraterno! Seguimos pelas trilhas! Sempre!

    ResponderExcluir
  2. Publicado em Zona Sul, edição de 27/06/2023

    ResponderExcluir