domingo, 16 de setembro de 2018

VALIDANDO IDEIAS, Domingos Pascoal de Melo



VALIDANDO IDEIAS, Domingos Pascoal de Melo, Aracaju, Infographics, 2017, 186 páginas, isbn 9 78.859.476. 098.2



Sou amigo íntimo de escritores espalhados pelo mundo. A maioria nem vive mais na terra. Confabulo com os personagens de suas tramas, fecho a cara para os maus e abro-me com os bons. Saio das obras e converso com os autores: conto-lhes meus sonhos, eles riem. Vibro quando os encontro nas livrarias ou assisto a filmes baseados em suas obras. Ao escutar alguém falar deles, curto um silêncio de glória, minha voz embarga. Lamento não os ter em meu mundo real, desfrutar o ar que os fez criar obras maravilhosas.
Lamento mas me contento. Contento-me porque, aqui em meu mundo, há também monstros que me encantam. Domingos Pascoal de Melo é um deles. 


E tenho a sorte de conviver intensamente com este incansável semeador de academias de letras. Sou seu acólito atento nessa semeadura. Conheço momentos de sua vida, desde a origem humilde nos cafundós do Ceará até a luta de hoje em meu ingrato Sergipe. O que fazer nas estradas longas para mantê-lo acordado ao volante, se não o instigar a contar-me suas aventuras, que dão mil romances?
Escuto suas palestras, leio seus livros, os artigos nos jornais, as crônicas nas revistas...

Gostaria de ler muito mais, como os prefácios espalhados em obras de autores que lhes pediram um. Mas é uma missão quase impossível, são tantos livros espalhados que nem os autores sabem mais o paradeiro.

Agora ninguém mais precisa buscar muitos livros para saborear os prefácios de Domingos Pascoal de Melo. Basta este livro! Aqui, eles revelam a nobreza do semeador de academias e dão boa notícia a respeito das obras que Pascoal recomendou e que circulam por aí.

O livro contém 29 crônicas (ou ensaios literários) tratando de livros publicados e que coube a Pascoal escrever o prefácio, conforme já explicitei. 
Começa com o bom “Ecos de Lagarto e sua Gente”, passa pela “A Magia de Conta Histórias” de Antenor Aguiar, “Um voo sobre Frei Paulo”, de Carlos Magno Andrade, e muitos outros.

(O texto acima compôs a contracapa do livro citado).

(Aracaju,17 de setembro de 2017)

2 comentários:

  1. Foi riquíssimo em descrever Pascoal, mas bem poupado sobre o livro dele.

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelo comentário. Bem justo. Reconheço, mesmo que seja um livro de prefácios, algo raro.

    ResponderExcluir