segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

PROFISSÃO EX-MULHER, Albino Freire,

 

PROFISSÃO EX-MULHER, Albino Freire, JM Editora (Curitiba),2000, Isbn:85-86267-07-4 (9788586267079)

 


 

Um cidadão chamado José Dantas Mendonça disse-me ao telefone que havia lido “Meninos que Queriam ser Padres” e que gostara muito. Queria marcar um encontro comigo para conversarmos. Já se vão mais de dez anos, é que ando devagar mesmo,  . 

Eu, como sempre sou mais livre do que todo mundo, fui ao seu encontro em  empresa na rua Campo do Brito aqui em Aracaju. Ele era o dono.

No pouco tempo que fiquei o Sr. Dantas (ele tinha outro compromisso. marcado) me falou de Albino Freire, seu colega de colégio, e que é escritor consagrado no Paraná e no Brasil.

Pediu-me para autografar um exemplar de “Meninos que não Queriam ser Padres” que mandaria para Albino e me emprestou, estava sobre sua mesa, esperando-me,  um livro de crônicas de Albino, “Profissão Ex-mulher”.

Acabei de ler agora.

Uma leitura agradável, estilo (eu achei) parecido com o meu, assim despojado, sem firula nem latim nenhum. 

Há algumas crônicas específicas da área jurídica onde o autor exerceu a magistratura como Juiz. “O Coxo” é muito boa. 

Há crônicas que tratam do trânsito e de flanelinhas, similares a algumas que escrevi em “Minha Querida Aracaju Aflita”. Outras tratam de violência, de reminiscências, de situações engraçadas. “Galo Marvado” e “Velhinha da Lambreta” são especiais.

(Aracaju, 08 de dezembro de 2011, Antônio Saracura, recuperada em janeiro de 2023).

2 comentários: