domingo, 26 de dezembro de 2021

O RESGATE DE ALICE - ebook


O RESGATE DE ALICE, Eraldo Oliveira  Almeida – 1ª Edição (Livro Digital, 425 páginas, Lagarto Sergipe, produção independente, 2021... Ficção Policial,

 


(SÍNTESE PELO AUTOR)

“Quando o tráfico internacional de mulheres sequestra uma garota de 13 anos em uma das capitais do Nordeste brasileiro e a polícia se mostra incapaz de desvendar o crime, o pai da menina contrata uma LIGA de justiceiros para encontrá-la. A missão é confiada a uma bela, extraordinária e enigmática agente que parte em uma caçada eletrizante aos raptores, encontrando-os e os eliminando na Europa e na Amazônia brasileira. Ação inteligente e sedução mortal são as marcas de Estela Mare, uma linda justiceira forjada nas selvas semiáridas do Brasil e enviada para as mais surpreendentes e emocionantes aventuras nos seis continentes”.

 xxx

Encontrei o rapaz (já quase senhor) na Escariz nessa missão que toco em frente para conquistar adeptos para a literatura daqui. Depois do esquenta comercial, ele me disse: “sou escritor também, mas de livros policiais. Talvez eu seja o único de Sergipe. Mas meu livro (por enquanto só publiquei um), O Resgate de Alice, é digital, está na Internet. Sou Eraldo, de Lagarto, moro lá. Fui premiado em concursos de contos policiais, e ainda não os puliquei”.

Olhei o escritor desconhecido, entre surpreso e encantado. Eu sou igual à Florita, minha mãe, que se já foi, não guardo segredos, especialmente os meus.  Paguei com a mesma moeda, contei-lhe um pouco de mim.

Em casa, recebi de Eraldo o PDF de “O Resgate de Alice”. 435 páginas.

Comecei a ler, em consideração à gentileza de me enviar, mas calculei que, depois da décima página, daria uma passeada superficial nas 425 finais.

Agora, três dias após ter começado, encerro a leitura tim-tim por tim-tim emocionado, pingando lágrimas dos olhos. Não consegui parar, roubei tempo reservado para escrever meu novo romance. Mas valeu a pena.

No livro, há família (que me fez chorar), há camaradagem, há tiros fatais, há sorte, há milagres, justiça, castigo impiedoso e justo. Há cenários espetaculares, que são os grandes segmentos na busca à garota Alice, 14 anos, sequestrada da família em Aracaju e vendida ao mundo do crime. 

O livro é assim organizado (para dar uma ideia de sua dimensão): 

 

P R Ó L O G O

CAPÍTULO I - A FORTALEZA TREZE –

CAPÍTULO II - CENTRE D’ENTRAÎNEMENT DES MODÈLES -

CAPÍTULO III - N Á P O L E S –

CAPÍTULO IV - O GRITO DAS INOCENTES -

CAPÍTULO V - ORGANIZAÇÕES RUGGERO MARTINO-

CAPÍTULO VI - POLIZIA DI STATO-

CAPÍTULO VII - A ILHA DE CAPRI -

CAPÍTULO VIII - NO COVIL DA SERPENTE –

CAPÍTULO IX - KAZANKA –

CAPÍTULO X - MADRID –

CAPÍTULO XI - CAATINGA –

CAPÍTULO XII - AMAZÔNIA –

E P Í L O G O


E tem muita ação. Mesmo a trama andando numa linha previsível, segura o leitor.

Tenho a mania de ler livros anotando às margens, minhas dúvidas e, ao final de cada capítulo, naquele espaço que sempre sobra, exaro considerações. Quase monossilábico. Desta vez, sem papel, criei um arquivo word de trabalho, onde fui copiando e colando trechos do livro que me agrediram ou agradaram. Escrevi os motivos para depois os aproveitar. E assim, mantive a singular mania de fazer anotação enquanto leio.

Independentemente de qualquer coisa, como os tiros cem por cento aproveitáveis, como os bandidos maus demais (chega a ser surreal) a exemplo desse El Cazador da Amazônia, como as brincadeiras sem graça entre a agente e seu chefe, como os roubos espetaculares sem dificuldade significativa, como a tara inconsequente (e sem objetivo na trama) de Camila, como as restrições que escrevi para o autor, achei o livro bom. Apesar de longo. Me deu a sensação de que estava vivendo uma série Netflix. Se não isso, o roteiro pronto para uma delas. De uma boa série, que já tem prenome: Estela Mare. Ela é a detetive, a policial, a agente, a heroína. 


(Por Antônio Saracura, 2021dez26, Aracaju)

 

2 comentários: