domingo, 10 de janeiro de 2016

COMO VENCER AOS 14, Victor Teles

COMO VENCER AOS 14, Victor Teles, editora FOZ, 2015, 160 páginas, isbn 9 788566 023275.



Que não pensem  que estou puxando brasas para assar minha sardinha; que a áurea Itabaiana me cegou e tudo que brota à sombra da serra é ouro; que fui influenciado pelo ineditismo  do autor e protagonista, Victor Teles, um raro sucesso, quiçá único no Brasil, a obter aprovação no rigoroso Enem para o curso de Medicina aos 14 anos de idade... 
Vou mais além.
Que não pensem que me influenciaram na  avaliação do livro “Como Vencer aos 14”  (ainda vou chegar lá) o fato de o autor ter nascido em um pequeno sítio nos povoados de Itabaiana que canto nos livros que tenho publicado... Victor Teles ser aluno, ainda no primeiro ano do básico, do colégio público Murilo Braga de Itabaiana, que gerou tantas celebridades....

Não vou negar que estes fatos e outros que não citei apenas para encurtar o discurso, fizeram-me arriar as armas da contestação que povoam meu espírito de leitor cricri. Arriei mas as deixei ao alcance da mão. Para qualquer eventualidade, que não aconteceu.

 “Como Vencer aos 14” é uma boa leitura. Objetivo, sem pieguices, não toma o tempo além do que precisa tomar.  Coerente, a prosa flui pacífica. Tudo de acordo com os princípios sagrados da boa literatura e conforme o jeito prático de ser do povo dos sítios de Itabaiana. Consistente, fala de verdades cristalinas e incontestáveis. É um romance de costumes com lances singelos, mas heroicos, que fazem o leitor sorrir, chorar, aplaudir. Um belo poema à vida digna  onde não cabe entregar os pontos jamais.  Os pequenos sacrifícios  (se é que o são) são recompensados em dobro, ao triplo, como indulgências pagáveis à vista, na boca do caixa. 


Os ensinamentos brotam de uma vida de aprendizagem; Em boa cadência, a doutrina (mais técnica) vai fluindo, apoiada em fatos reais: o almoço fraterno, as lidas domésticas compartilhadas, as escolhas, o desenvolvimento do senso criativo, os ensinamentos dos mestres, a experiência do menino aplicado (aproveitem os que querem entrar nas faculdades  disputadas!).

Gás etileno (a influência do meio); vela mestra (pais cônscios de suas limitações e de suas capacidades); metamorfose ambulante (a alma da terra passa ao homem),  avaliação  crítica contínua; os grandes aliados (Internet e  televisão);  os pilares do sucesso garantido (trabalho, reflexão, diversão)...

O homem precisa de tempo para refletir, para brincar, que ninguém é de ferro e somente  trabalhar, estudar.  

Eu sei que não sou uma galinha, eu posso voar nas nuvens,  basta querer, treinar, experimentar (métodos), insistir, persistir.  Sem se  matar.

A letra é miúda, minha vista cansada, mas logo nem mais percebo. Como em um bom jogo de futebol pela televisão de 8 polegadas: esqueço a tela restrita. Os lances espetaculares espalham-se pela parede inteira, por todo o horizonte azul do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário