segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A MENINA DAS QUEIMADAS, Ronaldo Pereira Lima

A MENINA DAS QUEIMADAS, Ronaldo Pereira Lima, 51 páginas, Scortecci, fábrica de livros, isbn 978-85-366-2896-7




Um livro curto de 50 páginas que li numa sentada.

Linguajar solto e fácil,  no ritmo de uma história de trancoso,  contada à sombra uma árvore copada em frente da casa, onde  um grupo de crianças sôfregas baba por novidades.  Os costumes de uma época vão sendo desfiados, os preceitos da boa decência ensinados,  valorizando  a criatividade do povo simples em suprir precisões. 




O autor ganhou um prêmio literário em 2010 da Secretaria de Cultura de Sergipe com outro livro, Laura, no qual a personagem principal conta ao sobrinho casos,  envolvendo pessoas da comunidade, tendo como pano de fundo  fábulas e personagens do nosso folclore:   lobisomem,  fogo corredor,  cobra mamadeira, caipora, rasga-mortalha, casamento da raposa, a mulher do padre, botijas,visagens.




(Publicada na Perfil ano 17 número 3)

Um comentário:

  1. Prezado Saracura, o livro Laura foi publicado pela Editora Oficial do Estado de Sergipe. O livro A Menina das Queimadas não foi publicada pela "Editora do Autor", mas pela Editora Scortecci de São Paulo. Os dois livros foram revisados por profissionais qualificados. Se "os delizes" na revisão se referi ao livro Laura, saiba que a escrita tentou reproduzir ao máximo a fala das personagens.

    ResponderExcluir