sábado, 9 de abril de 2016

DOM CASMURRO A HISTÓRIA QUE MACHADO DE ASSIS ESCONDEU,Vladimir Souza Carvalho

DOM CASMURRO A HISTÓRIA QUE MACHADO DE ASSIS ESCONDEU,Vladimir Souza Carvalho, Editora Juruá, 2014, 124 páginas, isbn 978-85-362-4793-9. 

Bem que eu desconfiei!  O autor (Dom Casmurro) assumia ares de mistério, enviando veementes recados, aqui e acolá, fazendo recomendações, e na sequencia vestindo mistério. Não dizendo nada que (a meu ver) justificasse. Como quando pediu que Sancha não lesse a história a partir daquele ponto e, se o fizesse, que assumisse a responsabilidade das dores ou do que fosse.  E essa tal Sancha nem morava mais no Rio, pois reclusa na casa de familiares no longínquo e inacessível Paraná. Imaginei, na hora, que fossem iscas para instigar o leitor. Mas eram artimanhas a esconder o real acontecido, areias no braseiro com o objetivo de disfarçar o fogo. Justificativas para quem conhecia a verdadeira ladainha.


São assertivas de Vladimir Souza Carvalho, no papel de cirurgião cuidadoso, psicólogo e cientista das verdades ocultas.  Paciente, didático, renitente.  Martelando e martelando. Até martirizando sem pena (que me perdoe) nos capítulos 1, 2 e 3.  Ele coteja o romance original de Machado e toda literatura a ele referida.  E no seu trabalho feroz, Vladimir descartou verdades de que eu tinha como líquidas: que Bentinho e Escobar mantinham uma vida secreta e amorosa; que Ezequiel  (o pomo da questão) nascera de uma união fortuita entre Escobar e Capitu; que Sancha não era uma insossa coadjuvante no cenário; que o desterro de  Capitu na Suiça havia sido o castigo pelo adultério.

E Vladimir elucidou dúvidas que me incomodavam: Por que a fotografia de Escobar (que chifrou Betinho) permaneceu no escritório deste, por toda a vida? Por que o Machado (dom Casmurro) salientou tanto um casual aperto de mão (de Sancha em Bentinho) na véspera da morte de Escobar (esposo de Sancha)? 

 A meu ver, Vladimir escondeu (também) pontos que eu precisava entender melhor, que eu também, em solidariedade, não os revelo. Talvez ele pretenda prosseguir dissecando este surpreendente Dom Casmurro, cavando mais ainda.  Aguardemos mais ouro nas ricas minas de Belchior, que, finalmente, vem produzindo, na Serra de Itabaiana, graças ao prolífero e competente intelectual.

xxx

Para ler o livro de Vladimir (A História que Machado de Assis Escondeu) é bom ler antes Dom Casmurro original.  Ou, pelo menos tê-lo à mão para consultas. A não ser que o leitor seja também um Vladimir. (Perfil Ano 18 número 1).  


DOM CASMURRO:   A HISTÓRIA QUE MACHADO DE ASSIS ESCONDEU, Vladimir Souza Carvalho,Editora Juruá, Isbn – 978-85-362-4793-9. O que será que Machado escondeu em seu livro “Dom Casmurro” e que Vladimir descobriu e quis nos contar?  Passam pela minha cabeça: Algo mal resolvido entre Escobar e Bentinho, um presente que Escobar e Capitu resolvem dar ao amigo (de Escobar) e marido (de Capitu); Algum parentesco (não declarado, estou tentando livrar a pele de Capitu) entre Capitu e Escobar...
Por que diabos o filho de Capitu e Bentinho é tão parecido com Escolar, o vizinho e amigo do casal?
O livro de Vladimir está chegando às livrarias (pois foi lançado em festa concorrida na Academia Sergipana de Letras, no último dia 24). Já o tenho, e li. Um ensaio de fôlego                que enriquece e muito a história da literatura brasikleira.  (Perfil  17/05).






Um comentário: