segunda-feira, 18 de abril de 2016

SIZENANDO E ADELAIDE, Ana Maria Nunes Espinheira,

SIZENANDO E ADELAIDE, Ana Maria Nunes Espinheira,2006, sem editora, patrocínio Banese,197 páginas sem isbn



Tempos atrás (provavelmente em algum mês de 2006) li em algum jornal ou revista, uma notinha sobre um livro chamado, “Sizenando e Adelaide”, e que seriam memórias sobre a casa grande de engenho que se vê à margem da estrada Estância à Santa Luzia do Itanhy, um pouco ao largo. Recortei e colei no meu quadro de lembretes. Iria procurar o livro, pois aguçou-me. Havia uma alma boa habitando aquelas duas dúzias de letras se muito.  

O tempo passou e não tive notícias mais do livro. Ninguém do meu círculo comentou sobre ele e nos sebos e livrarias da cidade não apareceu. Mas a notinha continuou pendurada no meu quadro de lembretes, faiscando e, com o tempo, por causa talvez da bateria gasta, já quase parando de faiscar.  

Quando eu menos esperava e nem estava mais tão ligado ao aguçamento inicial, ao fuçar a prateleira de livros sergipanos na Escariz, eis que me bato com um exemplar perdido do livro. Tomei até um susto, era fantasma de minha família. Senti-o assim, nem sei por que. O livro custava barato e não relutei. Comprei-o  e, em casa, li de um fôlego.

E digo que valeu muito a pena.

Memórias e romance. Ritmo, muita alma. Emociona. Um excelente livro sem favor nenhum. A autora, que diz ser parente dos troncos dos senhores do Engenho São Felix, o tal da estrada citada, conduz com firmeza sua narrativa romanceada. Não passa nem perto da pieguice comum nas sagas familiares e nem espanta o leitor com a monotonia pedante das citações dos historiadores da academia.  É consistente e coerente em todo o seu desenrolar, sem nada mais além do que precisa dizer para contar uma fantástica história. A autora utilizou os documentos dos antepassados e muito critério.

A narrativa começa em 1821, quando nasce Paulo de Souza Vieira, no engenho “Poções”, em Lagarto.   Depois vem a construção do engenho “São Feliz”, a expansão da propriedade, que chegou a ter 4 mil tarefas.  O casamento de Paulo com Joaquina Ermelinda, filha dos donos do engenho “Antas”, em Santa Luzia. A morte trágica de Paulo deixando seis filhos pequenos, entre os quais, Sizenando. O novo casamento de Joaquina com João José, senhor do engenho “Santa Sofia do Rio Branco” do Conde, na Bahia, viúvo e pai também de seis filhos pequenos, entre os quais Adelaide. E por aí vai, assustando, encantando, informando...

Nos dias de hoje, as terras do antigo engenho, reduzem-se a poucas tarefas de terra. O velho sobrado, arrodeado de janelas (16 olhando a estrada), acaba de ser inteiramente reformado. O atual proprietário, Gilberto Vieira Leite Neto, tetraneto de Sizenando, está plantando canas e deve botar o engenho para moer qualquer dia desses (está no livro).  

Duas surpresas a comemorar: o livro, “Sizenando e Adelaide!”, e a ressurreição do São Félix, vai moer de novo, inacreditável!

Post Scriptum: 
Tenho passado pela estrada, ao lado de São Félix, nestes anos que se sucederam à publicação do livro e também à leitura que acabo de registrar, e não vejo fumaça saindo da chaminé, nem partidos de cana pendoados ao vento, nem carros de bois gemendo a subir ladeiras ou a escapar de atoleiros.  Nem tenho visto, daqui da estrada daria para ver bem, a faina de trabalhadores que sempre há nos engenhos vivos.

Será que o São Félix continua fogo morto?  


15 comentários:

  1. Obrigada pela linda resenha. A autora é minha mãe, fico muito agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Riane, gostaria de obter o livro "Sizenando e Adelaide". Como faço para comprar?

      Excluir
  2. Eu tenho o livro que a Aninha me deu, sempre reeleito.

    ResponderExcluir
  3. Lúcida e tocante resenha de uma saga familiar narrada com maestria. A escritora Ana Maria Espinheira agrega a veracidade da pesquisa à tecedura, em estilo límpido e envolvente, de um episódio romanesco familiar digno de figurar entre reconhecidos livros e filmes sobre o tema. E brinda o público leitor com uma relevante página da formação histórica de Sergipe.

    ResponderExcluir
  4. Faço parte da família,Ana Maria minha prima,possui o dom a escrita É muito interessante como colocou a nossa história em seus livros😍.Gosto por demais!

    ResponderExcluir
  5. Não há projetos de fazer o engenho moer cana-de-açúcar. Há projetos reais de um atividades turísticas, mas suspensos agora em 2020 por conta da pandemia. O “São Félix” não é fogo morto, na verdade vivo, vivíssimos. Faço questão de adicionar lenha sempre que possível. a exemplo, do nosso tradicional “forro do engenho” este ano adiado, mas que vc ser visto nos links https://youtu.be/e5_N1ddIUMI, https://youtu.be/Nhqx2m4dBZ8 e https://youtu.be/u0_gORpoJT4

    ResponderExcluir
  6. Ao ilustre escritor, agradeço pelas bondosas palavras ,sobre meu livro!

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Na Escariz do Shopping Jardins ou pelo Whatsapp (79) 99883-2708

      Excluir
  8. Desde agora, assistido o episódio de Paulo Vitor, em visita ao Engenho São Félix, dentro do projeto Fazendas Antigas; mal espero o exemplar chegar às minhas mãos, para viver cada momento desta história....Joaquina.....Adelaide....

    ResponderExcluir
  9. Ops!.. vontade de ler o Romance 'Meninos Que Não Queriam Ser Padres'.

    ResponderExcluir
  10. Me interessei pelo livro, achei muito emocionante. GOSTARIA MUITO DE LER!!!!

    ResponderExcluir
  11. Como faço para comprar o Livro, para atender uma cliente. Fico no aguardo.

    ResponderExcluir