domingo, 7 de janeiro de 2018

A PRESENÇA DA LÍNGUA LATINA EM..., de Roberto Bispo dos Santos

A PRESENÇA DA LÍNGUA LATINA EM..., de Roberto Bispo dos Santos, Trinunfo, 2012, 5.edição, 128p, isbn (sem)


Em uma reunião na Associação Sergipana de Imprensa (23/04/2013) fui abordado por um escritor (que nunca vira) de Tobias Barreto. Ofereceu-me um livro de sua autoria, “A Presença da Língua Latina...”. Folheei na hora e me pareceu interessante.

O autor informou-se que já vendeu mais de 12 mil exemplares, um recorde para Sergipe.

Perguntei-lhe que artimanhas usou para chegar a tanto. Tentava obter know-how.

Ele (Roberto Bispo dos Santos) não se fez de rogado. Disse que visita colégios, repartições, faz corpo a corpo com as pessoas, como agora fazia comigo. E vende sempre. Na próxima semana, vai à Unit, de sala em sala (curso de direito), já obteve a autorização do diretor.
De admirado passei a abismado. Dou um duro para vender meia dúzia de livros...

Foi um alento ao meu ânimo (meio derrotado) encontrar, assim à toa (no meio de uma reunião), um marketeiro desses.

Não pude estender o papo, o escritor estava ávido de contatos e partiu para os demais reunidos, abordando, mostrando o livro, vendendo um ou outro. Eu comprei o meu. Como escapar?

xxx

Em casa, depois, li o livro. Achei interessante, fruto de trabalho tenaz de pesquisa. Hoje Google ajuda, mesmo assim é uma tarefa e tanto compor uma coleção assim de informações úteis.

Quem não possui curiosidade acerca das palavras e expressões latinas que estão na oralidade e na escrita, em todo lugar? Advogados, pastores, padres, escritores, estudantes...

O que realmente me impressionou foi a agressividade do autor em divulgar e vender sua obra. Devo então tirar da gaveta o projeto que chamei de O Escritor na Livraria? O projeto tem um objetivo similar, apenas a área de atuação restringe-se às livrarias da cidade. É pelas livrarias que circulam pessoas amigas de livros; e talvez achem natural um autor abordá-las para falar de nossa literatura. Talvez até gostem. 

É a chance de livros sergipanos abandonarem as catacumbas das livrarias e subirem às gôndolas de destaque.


(Aracaju, 13 de julho de 2013. Atualizada em janeiro de 2018). 

(Aracaju, 13 de julho de 2013. Atualizada em janeiro de 2018). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário