quarta-feira, 29 de maio de 2019

O SENHOR DOS ANÉIS (A SOCIEDADE DO ANEL), JRR Tolkien


O SENHOR DOS ANÉIS (A SOCIEDADE DO ANEL), J RR Tolkien, Martins Fontes, 2011, ISBN 85-336-1516-1 para os três romances, total páginas 1210, este 426.




Eu precisava ler Tolkien, pela quantidade de livros vendidos (mais de 500 milhões), pelos filmes a que vi rapidamente na tv, especialmente pela palestra na Bienal de São Paulo em 2017, que me enfeitiçou. Esse motivo da Bienal eu conto no meu blog antoniosaracurasobrelivroslidos (para os mais curiosos).  

O exemplar do Senhor dos Anéis que adquiri  tem 1.210 páginas e engloba três romances (uma trilogia): A Sociedade do Anel, As duas Torres, e o Retorno do Rei. Os três contam a história da destruição do anel número um, que dá imensos poderes ao seu usuário: pode controlar todos os reis do mundo. A história começa em um livro anterior: Hobbit, que está resenhado aqui no blog. 



xxx


A mesma longa e perigosa viagem feita em Hobbit por Bilbo Bolseiro e outros, é feita agora em A Sociedade de Anel, por Frodo Bolseiro, sobrinho do primeiro, e sua Comitiva. Até o roteiro geográfico é parecido: montanhas, pântanos, áreas desoladas, florestas com arvores vivas. Orcs, balrocs (novidade nesse), trolls, elfos, anões, hobbits, swangs, dragões... A viagem, que é o livro todo (tanto um como outro) é, nesse, bem mais tranquila.

Talvez eu tenha me acostumado com os perigos e aqui não me atribularam tanto como em Hobbit.

O ferimento de Frodo naquele cemitério desativado, que o deixou fora de combate, me pareceu meio irreal. Como se tivesse acontecido em um sonho. Apenas uma vez Frodo foi o alvo certo. Então foi um acaso, Sauron não sabia com certeza que Frodo portava o anel. Os Orcs, em Valfrenda, mal mostraram a cara e foram destroçados. Os da margem leste do Arduin, na chegada da grande cachoeira, apenas lançaram uma chuva de flechas inofensivas.

Até Gollun permaneceu tímido nas sombras, acompanhando a comitiva nem sei como conseguiu. Mais para não o esquecermos. Foi timidamente acusado de ter denunciado a Comitiva aos Orcs/Sauron. Como poderia? Se esteve o tempo seguindo a comitiva como um barco salva vida amarrado ao navio? Se saísse para avisar, perderia a pista e o seu “precioso”. Só se já houvesse celular!

Eu estava na maior expectativa quando a Comitiva entrou na Floresta Dourada. Viriam as aranhas, as árvores carnívoras? Mas apareceram Elfos bonzinhos que acolheram-na por mais de um mês no maior luxo.

De espetacular apenas, Gandalf sugado ao buraco flamejante de Moria, laçado pelo chicote de Balrock, essa sombra escura não bem definida. Causou suspense, emoção. O mago, meio demagogo (me pareceu)  sacrifica-se, manda a  Comitiva seguir em frente ficando para fechar a ponta do inferno (o fogo queimava todos os túneis). As cavernas de Moria ofereceram adrenalina com os Ulrucs negros de Mordor, com Orcs violentos, com trols. Como essa turma malvada (tão populosa) achou a Comitiva nos subterrâneas de Moria?

A morte do mago pode dar ao romance muito mais imprevisibilidade...

No mais, bons banquetes, barriga cheia, Destaque para os laços da amizade que ligam, especialmente, Samwise a Frodo, com momentos de grandiosidade. Diz Frodo, vencido, a Sam: “Não adianta tentar escapar de você, mas estou feliz, Sam. Não sei dizer como estou feliz.” Pela dor maior do anão Gimli, banalizando os perigos reais e sofrendo muito mais pela separação dos novos amigos achados no caminho: “o tormento no escuro era o perigo que eu temia, e esse perigo não me demoveu. Mas eu não teria vindo se soubesse do perigo da luz e da alegria. Agora, com essa despedida, sofri meu maior sofrimento, e não poderia haver pior nem mesmo que eu tivesse de ir nesta noite, diretamente ao encontro do Senhor do Escuro.”

A ganância de Boromir, bem disfarçada até quando não mais aguentou. O poder ofusca e cega. Em todo lugar. Em todos os níveis. Como resistir até ao prenúncio? A rainha Galadriel, que poderia ficar com o anel, teve forças para recusá-lo. E mostrou a Frodo do perigo que o poder eminente representa: “Os anéis concedem poderes de acordo com a capacidade de cada um que o possui. Antes que você pudesse usar esse poder, sentiria a necessidade de ficar mais forte, e treinar sua vontade em relação ao domínio dos outros. O poder é bom mas é incontrolável. Melhor nem pensar no anel.”

A Sociedade dos Anéis (primeiro da trilogia) é um livro de história singela que prende o leitor. Cada frase lida instiga à próxima, numa cativação que se transforma mais e mais em saborosa escravidão.

xxx

Essa parada que fiz na leitura para escrever as anotações que você está lendo, antes de começar o segundo livro, estão-me deixando agoniado, ansioso para subir às Duras Torres de um fôlego só.
Agora, entendo, perfeitamente, que 1.220 páginas é muito pouco se a escrita é boa. Mesmo que trate de coisas comuns, arrebata o leitor. Por outro lado, uma única frase mal escrita é demais para qualquer leitor aguentar.

(Aracaju, 14 de abril de 2019, por Antônio FJ Saracura)



Nenhum comentário:

Postar um comentário