quarta-feira, 29 de maio de 2019

ALGUM POEMA CONCISO, Marcelo Ribeiro


ALGUM POEMA CONCISO, Marcelo Ribeiro, Gráfica Editora Triunfo, 106p (2005),Sem isbn

Gosto de textos que dizem o que querem dizer com poucas e adequadas palavras. Não sou adepto das preliminares longas, dos desvios intermináveis, dos finais que nunca se acabam. Dão-me agonia as frases ou palavras pomposas apenas, como se fossem tiros de festim.

Marcelo Ribeiro nesse livro é sinônimo de economia. Desde o título. Não gasta verbo à toa. Todos no lugar certo e coerentes. 

Os versos têm sentido. Um exemplo de respeito ao leitor. Poemas bem elaborados e claros, dignos de um artesão brilhante; eu achei. 
Melodiosos. Sem enigmas nem advinhas a decifrar, que assim não é poesia no meu modo de pensar. Não esnoba e não parece querer impressionar a academia. 
Li Algum Poema Conciso sem protestar, repugnar (arrepugnar), sem brigar com o poeta. Há muito tempo que não lia um livro de poesias até o fim. 

Apenas boiei em EGG. Acho que por deficiência cultural minha. O autor não poderia desconfiar que um tabaréu bruto da Terra Vermelha leria um dia seus versos.

xxx

Valeu a pena pagar cinco reais no sebo pelo livrinho. Além de barato premiado.  Ganhou o segundo lugar do Prêmio Santo Souza, em 2004.

Aracaju, 20/02/2016, Antônio FJ Saracura. Em 04 de março de 2019 recuperei meu texto dos alfarrábios. Não achei o livrinho, o  que queria muito para mostrar um poema, pelo menos, nessa pequena resenha. Deve ter ido em alguma caixa de doação que sempre faço à escolas). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário