terça-feira, 9 de junho de 2020

VIVÊNCIAS SOBRENATURAIS E OUTROS CASOS,


VIVÊNCIAS SOBRENATURAIS E OUTROS CASOS, Salete Nascimento,2016, Infographics, 206p, isbn 978-86-9476-0006-7



(novo estilo de resenhas)

Salete é poeta de cordel e poeta clássica de valor reconhecido. E prosista de primeira, haja vista o livro que tenho nas mãos e que se chama: Vivências Sobrenaturais...
Ai que medo!
Ela é dorense do Gado Bravo Norte, nasceu lá, e fundou a Academia Dorense de Letras. Ela é estanciana, viveu e trabalhou lá, onde fundou o clube do Poeta e a Academia Estanciana de Letras.

O livro Vivências Sobrenaturais deixará o leitor de sobressalto.

E eu vou viajar por ele.
E preciso atravessar, em silêncio, as noites lúgubres sob a luz mortiça de um candeeiro a querosene...

E se o candeeiro se apagar?
E se escutar gemidos de lamúria?
Eu pensei que era de dia. Quero não!
Só vou, se não tiver jeito mesmo.
Dessa vez tenho que ir porque assumi o compromisso com a autora que é minha amiga e não posso faltar.
Vou com os cabelos arrepiados, que Deus me proteja.
Aqui pra nós, eu gosto do pavor. Ele me espanta e me encanta.
Venha, você, comigo, seu espantado! Pra eu não não me encantar sozinho!

Vamos morrer de medo com as histórias assombrosas nas quais Salete encheu pingos de sangue e gritos de medo:
A santa cruz mal assombrada;
A pavorosa morte de morte do senhor Maneca;
O Curupira;
A Mortalha;
O Saci Pererê;
A Mula sem Cabeça;
O azar da Botija;
O carneiro encantado;
O homem Saco;
O Cemitério da Cruz Vermelha;
Um pai criminoso e suicida;

É muito?

Pois saiba que tem muito mais ainda. São vinte e três gritos de socorro. 
O livro é uma antologia. Todos os gritos foram ouvidos por Salete desde quando era menina.

xxx 

Hoje à noite eu vou dormir na cama de mamãe...
Como você me acompanhou em cada arrepio, e eu sei que gostou, corra pra cama da empregada, que também é fofinha.
E mande seus amigos comprarem (melhor pelo dia) o livro de Salete, que está à venda na Livraria Escariz  em Aracaju.  Se acabou o estoque da Escariz... mande-a telefonar para Salete e a autora fará a entrega pessoalmente. 

(Por Antônio Saracura, Aracaju 09 de junho de 2020)




Um comentário: