domingo, 3 de janeiro de 2021

VIU O HOME?, Ronaldo Pereira

 

VIU O HOME?, Ronaldo Pereira, edições Ronpelim, 2015, isbn 978-85-67293-29-5.

 


Conheci Ronaldo por ocasião da impressão dos livros premiados no Secult de literatura, em 2011. Ele ganhou o Prêmio Alina Pain (literatura infantil) com o livro “Laura” (já resenhado aqui), e eu, o Prêmio Mário Cabral de Crônicas, com o livro, “Minha Querida Aracaju Aflita.”

Ele e a esposa moram em Cedro de São João onde são professores da rede Pública. Tenho-os visto com frequência, em feiras literárias, sempre juntos, assim como eu e Cida, minha esposa.

Na última Bienal de Itabaiana, Ronpelim apresentou este livro, “Viu o Home”. Na de Alagoas, onde o encontrei já no finalzinho, me deu o livro, que agora li.

É um punhado de crônicas curtas de cunho político, tratando das malandragens dessa classe degradada, que é composta por prefeitos e vereadores, na base. O cenário é uma cidadezinha do interior: escola para os políticos aprenderem a ciência da função. Pois dela é que saem os deputados, senadores, governadores e presidentes. O que acontece nela vai acontecer na capital, seja do Estado ou da nação. Costume de casa vai a praça. Especialmente, mau costume: esperteza, dissimulação, falsidade, corrupção, abuso de privilégios, etc.

“Cadê o Home” tem humor, crítica social, denúncia.

Sem dúvida, é o retrato das patranhas da classe que se refestela com o cofre público e abusa do poder que o povo, sem alternativa, lhe outorga.

E nos faz refletir:

"Por que eu mantenho (aceito) isso?" 

Você também, talvez.

(Aracaju, 10 de janeiro de 2016, Antônio Saracura, recuperada em dezembro de 2020).

 

 


2 comentários: