segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

REFLEXÕES CIDADÃS,Edson Ulisses de Melo,


REFLEXÕES CIDADÃS,Edson Ulisses de Melo,Nossa Gráfica 2012, 234 página isbn 978-85-62576-36-2


Não li o livro inteiro, pois há muito discursos em solenidades. Discursos me atribulam. Passei os olhos em todas as páginas e li, especialmente, os textos que falam sobre a origem humilde e a luta do autor para chegar ao cume. Isso me toca em qualquer escrito. Tenho queda por sagas, especialmente de pessoas de origem humilde que conseguem vencer na vida. Apesar de ser um fenômeno comum em nossa sociedade aberta, as histórias me comovem. Vejo-me em cada uma.

E fico me perguntando: por que alguns conseguiram e outros não? Seria o destino? Desígnio de Deus? Sorte apenas? Como Josino Ulisses, um homem rude e pobre, pai dos Ulisses da Ilha do Ouro, o mundo está cheio.

Tenho percebido que boa parte dos grandes de hoje, em nosso meio, passaram, na origem, por um seminário religioso. Chama a atenção as figuras ilustres do “Porto da Folha”, de Manoel Alves de Souza, que já resenhei aqui. . Inclusive Edson Ulisses é de lá, pois a Ilha do Ouro pertence à Porto da Folha, se bem que não passou por nenhum seminário. 

Mas volto ao livro “Reflexões Cidadãs” para constatar um motivo do sucesso de Edson Ulisses, a parte que lhe coube. Determinação, sacrifícios sem conta, confiança no sucesso, Deus... Este não abençoa quem não merece, então Edson mereceu muito.

(Aracaju, 13 de julho de 2013, Antônio FJ Saracura, recuperada em dezembro de 2020).

Nenhum comentário:

Postar um comentário