terça-feira, 1 de dezembro de 2020

O SILÊNCIO DAS MONTANHAS, Khaled Hosseini

 


O SILÊNCIO DAS MONTANHAS, Khaled Hosseini,Globo Livros , 2013,Isbn 978-85-250-5408-1

 

Que segredo faz um livro Best-seler universal?

Por que as pessoas querem ler muito ler certo livro?

Por que grandes editoras investem em um livro milhões (propaganda, em direitos autorias...)?

Há livros maravilhosos que não saem do chão, são lidos apenas pelos amigos do autor. Há verborréias chatas que ganham o mundo e encantam em todas as línguas.

Li até o meio, recentemente, “Adultério”, de Paulo Coelho. Depois de um ou dois capítulos cativantes, ficou claro, para mim, que o autor começara a se redundar, enrolar, encompridar a novela, projetar clichês manjados demais. No entanto, o livro é um sucesso de vendas no mundo inteiro.

O “Silêncio dos Inocentes” conta história de uma família afegã desintegrada pela guerra, pela pobreza, pelas tradições malvadas. A lenda dos DEV, contada nos primeiros capítulos, cria clima e o cenário para o desenrolar de uma história de desencontros, injustiças, sonhos, desilusões, de vida dura.

Mesmo tendo chegado ao final e me emocionado em várias partes, achei um livro lento, cansativo. Especialmente quando o autor resolve tratar de personagens secundários, meros figurantes, com exagerado detalhamento. Como, por exemplo, a longa digressão sobre a família do médico Markos.

 

(Aracaju, 08 de abril de 2015, Antônio FJ Saracura, recuperado em dezembro de 2020).

Post Scriptum:

Procurei o livro em minha biblioteca e ele já se fora, em minhas doações regulares que faço à bibliotecas de escolas ou de pequenas cidades. Não pude rever colocações simplistas e tive que expurgar outras, porque me pareceram inconsistentes.

E por que publicou a resenha, doido?

Eu só tinha isso, foi isso mesmo.

E não me atribula ser julgado pelas minhas limitações ou pelas limitações de meus textos.

Eu sou assim limitado.  Meus textos são eu. (Saracura).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário