segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

A VIDA CHEIA DE VÉUS, Wagner da Silva Ribeiro


A VIDA CHEIA DE VÉUS, Wagner da Silva Ribeiro, Sercore, 2006,136p – Sem isbn

Pensei que Wagner da Silva Ribeiro fosse um homem da cidade, pouco tendo a ver com o mundo rural.  Seu avô Silva Ribeiro e seu pai Silva Ribeiro Filho foram intelectuais de destaque, poetas da cidade. Wagner sempre me pareceu um ateniense ilustre por conta de seus poemas mitológicos que gosto de ler. Mas este seu livro “A Vida Cheia de Véus” trata quase sempre do ambiente rural, seus patriarcas, seus matadores, sua gente esperta. 

Mas há também contos da cidade como o espetacular “Uns olhos Verdes”, uma obra prima, a meu ver. A descrição do fracasso sexual de Dr. Mateus requer dons que só poetas têm. 

Há outro conto que me pegou: “Serviço só requer cuidado”. Imprevisível, inflexível, excelente em todos os aspectos e com um final terrível. Eu gostaria muito de ter escrito esse conto.  

Como não tenho visto o livro nas livrarias, o leitor vai ter que apelar para as bibliotecas Epifânio Dórea ou Clodomir Silva.


 (Perfil ano 17 número 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário