terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O CAVALO INVEJA E A MULA MANCA,Enéas Athanázio

O CAVALO INVEJA E A MULA MANCA, Enéas Athanázio, contos, Minarete, 2001, 69 páginas, sem isbn



Há cerca de um mês, eu fui convidado pelo jornalista Clarêncio Martins Fontes para uma entrevista na Associação Sergipana de Imprensa, com um intelectual que visitava nossa terra. Era seu amigo de algum tempo com quem se correspondia intelectualmente. O visitante queria conhecer autores da atual literatura sergipana.

Cheguei atrasado e o escritor catarinense (o amigo de Clarêncio) já estava de saída. Reteve-se alguns minutos ainda, em consideração à minha chegada cheia de desculpas esfarrapadas. Conversamos sobre literatura, trocamos endereços e livros. Dei-lhe “Os Tabaréus do Sítio Saracura” e ele deu-me “O Cavalo Inveja e a Mula Manca”, que acabo de ler.

Contos curtos, úteis, ricos em raízes de nosso povo que é o mesmo povo, esteja em Santa Catarina ou aqui em Sergipe. Alguns contos pareceram-me autobiográficos, ou pelo menos com ranços, assim como os contos que produzo. Enéas resgata casos pitorescos, o linguajar peculiar, o espírito irônico de um povo simples e de boa fé. É o que eu tento fazer aqui com minhas garatujas.

João Banha mesmo não existindo, inventado como bode expiatório, causou uma zueira em Poço Preto, aquela pacata comuna que vivia de saudades dos bons tempos da erva mate e do pinho serrado. Até a velha mula manca, vendo o cavalo Inveja marchando ao som da música, garboso e de orelhas empinadas, ensaiou uma dancinha de mangação. Um arremedo para dissimular a admiração que sua inveja não podia reconhecer. Sentimento bastante comum entre nós, humanos. Vinte e três saborosos causos saídos de uma pena comprometida com a boa qualidade da escrita.

Agradeço a Clarêncio Martins a oportunidade que me deu de conhecer Enéas Athanázio e sua boa e leve literatura.

Em compensação... Na verdade uma descompensação, porque paguei um nadinha e, em troca, recebi um mundão de belas palavras sobre “Os Tabaréus do Sítio Saracura”.  Gostei tanto do que escreveu Enéas Athanázio, que publiquei a resenha integralmente em Os Ferreiros, meu novo livro de contos. Está lá no apêndice. 

Eu prefiro que você leia em Os Ferreiros, que lhe envio por esses dias. Aproveite e leia também o livro, que está sendo muito elogiado pela crítica formal e informal.  Por isso, não a incluir aqui.   


(Aracaju, em dezembro de 2014) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário