terça-feira, 23 de agosto de 2016

ELOGIO DA AMIZADE,José Paulino da Silva

ELOGIO DA AMIZADE,José Paulino da Silva, Sotaque de Leitura, 2012,166p,Isbn: 978-85-8253-000-9


Conheci o professor pelas mãos de Ribeiro, conforme narro na resenha que fiz aqui mesmo nesse sítio sobre o livro anterior do professor. 

O gordo e irreverente radialista das madrugadas fez questão de me levar à casa do professor, com meu livro “Os Tabaréus do Sítio Saracura”. Nem marcamos visita. Batemos à porta, Paulino conhecia Ribeiro e nos recebeu com distinção em sua chácara encravada no coração bairro 13 de julho, a poucos metros da Praia Formosa, em Aracaju. Jamais imaginaria que, por detrás dos muros citadinos, existisse um ambiente natural tão aconchegante, com horta, pomar de fruteiras, pássaros cantando, etc. etc. Na oportunidade, o professor me presenteou com com “Itinerários da Libertação” e um DVD de aboios e músicas de raiz .

Duas pérolas. "Itinerários da Libertação", li e até publiquei uma nota no jornal "O Capital" que, infelizmente, empastelou parte, impossibilitando o entendimento. Eu já trabalhei em jornal e sei bem que isso pode acontecer. Engoli o sapo calado. E calados também ficaram os leitores do jornal, como se nem tivessem lido aquele desatino.

Há gratas semelhanças entre o que Paulino narra em seu livro e o que eu narrei em "Meninos que não queriam ser padres”, publicado em 2011.  Ambos estudamos em seminários. Ele por 17 anos, e eu por seis.

O dvd, não me canso de ouvir.

O professor lançou um novo livro, Elogio à Amizade. Deu-me o convite no programa de rádio de Santos Lima, quando nos encontramos, ambos éramos convidados do radialista.

A festa de lançamento foi algo cinematográfico, em novembro de 2012, no Iate Clube de Aracaju, com direito a palestra do intelectual (Academia Maranhense de Letras) Sebastião Moreira, show de aboios e de cantorias. 

Acabei de ler "Elogio a Amizade", com um certo atraso. É que não consigo vencer os livros que me chegam às mãos, muitos por compras.  Não consigo resistir às tentações das livrarias. O livro é um tratado filosófico, uma dissertação acadêmica ou um ensaio pedagógico. Ou o que for. Mas é bom de ler, rico em referências, erudito, à imagem de seu autor, doutor em filosofia. O autor retorna ao seminário, agora vendo-o do alto, como um gerador de amizades, de camaradagens. Mesmo assim, há uma coincidência entre os dois Paulinos e, algumas vezes, parece que um imita o outro.

(por Antônio FJ Saracura, em agosto de 2013)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário