quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

ÁGUIA SEM ASAS e outros, Fausto Joaquim Moreira da Silva

ÁGUIA SEM ASAS e outros, Fausto Joaquim Moreira da Silva, Infographics, 2011 (2 edição),Isbn: 978-85-912776-0-5


Tem aquela fábula que conta a desdita de uma águia criada num galinheiro desde pequenininha. Ao ficar adulta, comporta-se como uma galinha. Poderia voar pelo céu azul, varar as nuvens, mas nem sabe que pode. Vive ciscando o monturo, sendo bicada pelo galo tirano, humilhada pelas outras galinhas, e conforma-se.
Ela, então, não passa de uma galinha recalcada, como tantas que nos contentamos em chafurdar no lugar comum sem fazer o que temos direito e até o que temos obrigação de fazer.

Há outra águia que não pertence a nenhuma fábula, pelo menos que eu saiba. Ela, ao contrário da anterior, tem plena consciência de sua capacidade de voar, de varar o céu azul. Mas nasceu atrofiada, sem asas, acometida por uma paralisia cerebral quando ainda gestava no ovo.
Mesmo vítima de madrasto destino, essa águia voa.
Seu corpo defeituoso não decola do chão, mas seu espírito descola-se do corpo e ganha a imensidão azul do céu.
Não seria um mero defeito orgânico que a impediria de agir como uma águia autêntica!

Está confuso, amigo leitor?
Ainda me segue, por acaso?
Procure conhecer Fausto Joaquim, deficiente físico, acometido de paralisia cerebral peri-natal porque lhe atrasaram em demasia o nascimento... E a suposta confusão acabará.
Fausto é um homem que tinha tudo para não ser nada, e hoje é um cidadão útil. Faz muito mais do que teria obrigação de fazer. É conferencista (e apenas expele ruídos como voz), é jornalista, poeta e escritor (e nem consegue segurar uma caneta para escrever), é pesquisador (e nem consegue se locomover sozinho).
Acabei de ler seus três livros publicados:
“DIGA AO MUNDO QUE SOU DEUS” (infographics, 2011 – 2.edição) - Conta sua história, suas crenças, sua luta, suas derrotas, suas vitórias. Não há como não marear os olhos de emoção aqui e ali. Não há como não concordar que a possibilidade de dependência eterna é pior do que a morte definitiva (página 15).
“CASCATA DE POEMAS” (sem editora, 2008) – Lavagem da alma, cantigas de um amor acima de qualquer barreira, louvação à vida como um dom espetacular.
“AGUIA SEM ASAS” (Infographics, 2011, 2. Edição) - Pedagógicas crônicas, todas girando em torno da valorização do homem, falando de superações, confessando sonhos, comemorando vitórias.
Os três livros revelam o tamanho da lenda chamada, “Águia sem Asas”, conhecida também como Fausto Joaquim.
Fausto e seus livros dão uma lição de vida a todos nós que, mesmo tendo asas, vivemos uma vidinha medíocre, como aquela águia da fábula que pensa que é galinha e toma bicoronhadas, e acha bom.
(Publicada na Perfil 15/05)



3 comentários:

  1. Tive a oportunidade de conhecer o Fausto quando eu era bem jovem, uns 12, 13 anos... e nunca me esqueci dele!!! Gostaria de saber onde ele está e o que tem feito... os livros dele são realmente inspiradores, e ele mais ainda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não o tenho encontrado mais por aqui. Até na Bienal de Itabaiana e na Flise não o vi. Vou tentar descobrir seu endereço.

      Excluir
    2. Olá, eu tive uma palestra na fecudade pio décimo com Fausto dia 18/06/17 e foi uma experiência incrivel, ele está muito bem!!

      Excluir