sábado, 16 de dezembro de 2017

MOITA BONITA CINQUENTA ANOS, Jorgevânio Lima Menezes

MOITA BONITA CINQUENTA ANOS, Jorgevânio Lima Menezes, 288 páginas, 2013, edição doméstica.



O professor Manoel Aelson Gois, confrade da Academia Itabaianense de Letras e autor do livro: Associação Olímpica de Itabaiana do Gênese ao Penta, ligou-me. Estava com um livro e gostaria de me presentear. Queria meu endereço. Eu sou um quebrador de protocolos, fui buscar o livro no Dom Luciano onde Aelson ensina. Trouxe o livro para casa.

Moita Bonita conta a história do jovem município, desde os primórdios aos dias atuais. Passa pelos povoados Capunga (onde o Museu de Vicente está brilhando no Brasil inteiro), Campo Grande, Figueira, Cova da Onça (onde fui muitas vezes, em menino, pegar esterco, num carro de bois, para a agricultura do sítio Saracura), Bernardo, Oiteiros, Candeias (de onde vêm meus avós paternos), Cantinho, Saquinho, Lagoa do Capunga, Lagoa Seca, Moita de Cima e Arisco...

Discorre sobre as figuras ilustres, sobre pessoas simples que também agregaram valor ao município. 

Trata da vida cultural, da vida religiosa, de tudo que uma nação tem como lastro.

É um compêndio útil aos filhos da terra, aos estudantes (a quem especificamente se destina, inclusive pelo seu viés didático), aos pesquisadores de nossa história.

Publicar um livro hoje não exige recursos imensos.

De minha casa, artesanalmente, pode sair uma obra de qualidade como esse livro do geógrafo e professor de carreira, Jorgevânio Lima. Ninguém mais conseguirá deter a cultura, popularizou-se.

 (Publicada na Perfil, ano 16 número 03)
Antônio Saracura, janeiro 2014, revisão em dezembro 2017)



Nenhum comentário:

Postar um comentário