sábado, 16 de dezembro de 2017

MEMÓRIAS DO MOVIMENTO DE CURSILHISTAS DE CRISTANDADE, João de Deus Souza

MEMÓRIAS DO MOVIMENTO DE CURSILHISTAS DE CRISTANDADE, João de Deus Souza, J. Andrade, 2012, 286p, isbn 978-85-8253-001-6.



O Supermercado Nunes Peixoto, de Josias Peixoto, em Itabaiana, é um ponto especial de divulgação de livros. Tenho o privilégio de ter meus livros expostos em uma gôndola e, garças a isso, ganhei muitos leitores e amigos no Brasil todo.

Comprei o livro de João de Deus lá. Nem sabia que escrevera um livro. E nem o conhecia pessoalmente. Via-o pela cidade e em Aracaju: grandão, branco, desengonçado como seu primo e meu amigo, José Crispim de Souza. Ambos do povoado Zanguê, no pé da serra da Itabaiana Grande.

O livro trata de pessoas de fé e de ideais.

Com pequenas crônicas, João delineia cidadãos honrados de Sergipe que participam de grupos católicos dedicados aos mais necessitados.Lá está Josias Peixoto (o dono do supermercado), José Crispim (aquele meu amigo), Arivaldo Montalvão Filho (personagem de meu livro “Meninos que não queriam ser padres” juntamente com seu pai que me pescou no mar revolto), José Ginaldo de Jesus (Relações Públicas dos Correios e que faz questão de falar bem de meus livros em toda solenidade onde cabe). Perto de cem outros.

Um útil Banco de Dados. Quando precisar citar um desses abnegados católicos, exemplo para mim, relaxado batizado, vou ao livro de João de Deus.   


Post scriptum: Hoje o Nunes Peixoto não tem mais livros de minha autoria. O supermercado  cresceu demais,  formalizou-se, e eu continuo o mesmo cara rústico, informal).

Antônio Saracura, desse 2013, revisão em dezembro 2017)



Nenhum comentário:

Postar um comentário