terça-feira, 17 de novembro de 2020

ENCONTRO EM SAMARRA John Ohara

ENCONTRO EM SAMARRA John Ohara, Ediouro 2005     



 Aconteceu na cidade do Cairo.

Um servo chegou para seu senhor e disse: “Estive no mercado e aconteceu uma coisa espantosa, por isso preciso que me empreste um cavalo para fugir”.

O senhor pergunta ao servo: “O que aconteceu?”

O servo responde: “Eu me encontrei com a morte no mercado e ela me ameaçou com um gesto. Empresta-me um cavalo, que fugirei para Samarra”.

O senhor então foi ao mercado, encontrou-se com a morte e perguntou: “Como ousaste ameaçar meu servo?”

A morte respondeu: “Não é verdade, senhor! Eu não ameacei seu servo. Fiz um gesto ao vê-lo, mas foi um gesto de espanto, pois esta noite tenho um encontro marcado com ele em Samarra”.

O servo tentava escapar da morte e corria exatamente para o local onde o destino marcou seu encontro com ela.

 Isto é “O Encontro em Samarra”. 

A inexorabilidade do destino traçado (ou escolhido?).

O livro de Ohara traça a trajetória descendente de auto destruição de um dândi. Um ato impensado, atiçado pelo excesso de álcool e confiança, é o começo da derrocada. De tombo em tombo, em efeito dominó, os valores vão ruindo e, enquanto isso, são expostos os comportamentos mesquinhos da sociedade local, que é igual a qualquer outra, também a de Aracaju.

Mesmo que alguém esteja no topo, brilhando, se estiver marcado para descer, descerá. Nem precisa dar uma grande mancada, basta uma pequena pisada na bola, e o seu mundo inteiro começará a ruir. E não vão faltar os “colaboradores”, os que, consciente ou inconscientemente, ajudarão na descida.

O preceito desta fábula nos diz: o que tem de ser será.

Por mais que se tente escapar, o destino é irreversível e inexorável.

Mas qual é o nosso destino traçado? 

Felizmente não sabemos. 

Por isso, não devemos nos entregar à má sorte achando que é o nosso destino. Talvez seja exatamente o oposto. 

(Aracaju 01 de janeiro de 2011, por Antônio FJ Saracura, recuperado em 17 de novembro de 2020) 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários: