sábado, 21 de novembro de 2020

FILARMÔNICA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

 

FILARMÔNICA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, Sebrão Sobrinho, 1956, Prefeitura Municipal de Itabaiana, formato em Brochura

 (fico devendo a foto) 

Uma raridade, considerando ser obra de escritor falecido, como soe acontecer. Ainda bem que Sebrão tem um sobrinho (Vladimir Souza Carvalho) que vem disponibilizando as pérolas literárias do genial historiador serrano. Assim temos “Laudas da História do Aracaju", "Fragmentos da História de Sergipe (dos municípios)” disponíveis nas bibliotecas, fruto de reimpressões.

Mas este livrinho, eu consegui de outra fonte, de Osvaldo Carvalho, como um mino, um presente que me deu quando estive em sua casa, escrevendo uma matéria para a revista Perfil. A edição desse opúsculo foi feita graças ao empenho do deputado Euclides Paes Mendonça, como uma homenagem à querida Itabaiana. Euclides fez muito mais do que a história conta. De bom e de ruim.

A filarmônica de Itabaiana é a mais antiga do País,, pois fundada em 1741 e vem, ininterruptamente, funcionando desde então. Pode ter sido apelidada com outros nomes mas a pessoa sempre foi a mesma.

Sebrão, com sua pena afiada, passeia pelo passado, recuperando passos, corrigindo equívocos e, especialmente, confirmando, de forma inquestionável, a genealogia, isto é, os grandes que fizeram a gloriosa filarmônica.

 (Antônio FJ Saracura, Aracaju 27 de dezembro de 2014, recupera em novembro de 2020).

Obs: Agora, ao levar ao Blog, bati minha desarrumada biblioteca e não achei a brochura. Preciso de mais espaço para arrumar meus livros, decentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário