domingo, 22 de novembro de 2020

GARCIA ROSA (VULTOS E VOZES DE SERGIPE 09)

 

GARCIA ROSA (VULTOS E VOZES DE SERGIPE 09),Livreto que acompanha um cd com recitações Garcia Rosa (própria voz), sem identificação de editor, apresentação de Wagner Ribeiro.

 


Uma lenda se torna palpável pelas mãos de alguns intelectuais de Sergipe. Tempos atrás Clarêncio Martins Fontes me presenteara com as recitações de Mário Cabral, que embevecido escutei aqui no meu recanto do Robalo. Deve haver outros livros desses circulando por aí.

Este Garcia Roa, ganhei de Wagner Ribeiro, monstro sagrado da literatura sergipana e imortal da Academia Sergipana de Letras. Mandou-me este e todos os seus livros publicados, além de livro de José da Silva Ribeiro Filho, que é o pai de Wagner. E mais quatro cordéis impressos (de sua autoria) nos quais usou pseudônimos.

Foi um presente e tanto! E eu fiz o quê, para merecer tanto?

Talvez consideração.

Eu lhe dei, quando adquiriu no lançamento (Instituto Histórico e Geográfico) “Minha Querida Aracaju Aflita”, os meus “Os Tabaréus do Sítio Saracura” e “Meninos que não Queriam ser Padres”.

Fiquei devendo muito ao grande poeta.

Garcia Rosa é a referência maior de nossa poesia.

Confunde-se com Aracaju nascendo, também porque fez da colina mater do Santo Antônio, o seu refúgio e residência. Publicou apenas um livro em vida “Lírica” (1921, 1924). Poucos versos liberados para 83 anos de poesia. Mas Garcia Rosa marcou época.

É melhor um único verso bom do que toda uma biblioteca de livros de poesia ruins.

Deixo a seguir o soneto “Rio da Minha Terra” que mostra a poesia de Garcia.

Muitos poetas cantaram os rios de suas terras, este de Garcia Rosa tem um quê especial, é nosso também.

 

Rio de Minha Terra

Lento, moroso, vai rolando o rio

Entre margens sombradas de ingazeiras.

Mal se lhe escuta o doce murmúrio

Que consona com a voz das lavadeiras.

 

 Nas formosas manhãs do claro estio,

Garças, marrecas, jaçanãs ligeiras.

Sob o toldo das árvores, sombrio

Enchem de luz e cor as ribanceiras

 

Rio de minha terra, rio amado

Quantas vezes, em êxtase ao teu lado

Fico a infância distante a recordar...

 

E enquanto eu marcho triste para a morte

Sem um gozo sequer que me conforte

Tu corres impassível para o mar.

 

(Por Antônio FJ Saracura, Aracaju, 22 de julho de 2012, recuperado em novembro de 2020).

Post scriptum:

Wagner Ribeiro faleceu em 01/01/2017, aos 71 anos, de câncer no fígado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário