sexta-feira, 20 de novembro de 2020

MANIÇOBA,Robério Santos

 

MANIÇOBA,Robério Santos, Infographics, 2015, 227 páginas,isbn 978-85-68368-75-6

 


 

Os livros publicados em prosa por Robério Santos não são riachos bem comportados, que deslizam suavemente por planície em fora com cristalinas águas. São também cursos de água de enxurrada, que descem em corredeiras, trazendo de roldão pedaços de madeira, restos de construção, animais mortos, vivos buscando escapar... Tudo misturado, em convulsão. Água turva e, por vezes, até sólida. E a surpresa de improváveis calmarias para logo serem engolidas pelas hordas de hunos indomáveis.

Vi isso em o “Vendedor de Sereias” (sempre reluto a escrever o título do livro pois me atravessa na mente “O Pagador de Promessas”, nem sei por que?); vi em “Lampião Arrodeando Itabaiana”, em “Zeca Mesquita”, e até nos álbuns de fotografias. Como se retrancadas ideias quisessem todas, ao mesmo tempo, passarem pela porta exígua de páginas, e ganhar o mundo.

Acabo de ler “Maniçoba”.

Algumas crônicas eu já conhecia (como esquecer de um texto de Robério?) pois as lera da revista Omnia (brado heroico e retumbante do jornalista Robério) e em outras mídias onde sobra. Mas não deixei de as conferir, buscando algum ponto intrigante que poderia remanescer, que continuou sendo ainda.

A rebeldia, acho que um ingrediente do cardápio roberiano, emerge até no vernáculo que é atropelado aqui e ali. As rimas e as métricas de seus versos jogam ao ar os sagrados ritos da religião. E quando o sentido escapa, inesperadamente, entra um pedaço de madeira sem nada a ter, aparentemente, com a construção. Seria para quebrar a imagem venerada nas estrofes anteriores?

Robério sabe marcar, plantar imagens indeléveis na mente dos leitores. Quando leio sua escrita sempre acho que merecia ser melhor ordenada. Mas é seu estilo turbilhão, como uma marca própria que todo escritor tem que ter, para que seja identificado, assine ou não a obra. E surge à vista, na enxurrada, outra, o bruxo Juan Carlos Onetti (Junta Cadáveres e muitos outros), uruguaio, considerado, por críticos literários, o maior escritor da língua espanhola, exceto ours concurs, como Miguel de Cervantes. Vocês viram?

Passou tão rápido no meio da correnteza que eu mesmo, atento, quase perco. E logo que passou veio uma galhada atropelando tudo pela frente, envolvendo-o, engolindo-o. E agora uma bandeira meio afogada onde leio turvo “famosos tabaréus do Saracura”... Destruíram alguma festa literária rio acima. Corri pela beirada, seguindo o curso da água, tentando desfrutar a felicidade familiar. Mas se o banner se  foi no meio da barafunda, como fora Onetti.

Filomena Barreto vem me lembrar de uma língua que falei e que desaprendi porque não pratiquei.

O passado dá um pulo tão grande ao presente que alcança o futuro. Caienda, Cruz dos Cavalcante, Itabaiana. O salto mortal de Edvaldo na Copacabana. O espirito maligno que os mais velhos chamavam “djinn”. O arcebispo Maceta de Zé Bigodinho. Crendices, Folclore.

Mesmo sob a chuva torrencial, ou melhor, sobre a enxurrada provocada por ela, conheci lugares especiais, desfrutei da companhia de pessoas de valor e visagens mágicas ... De quem Robério nem falou mas as despertou em minha mente. Viajei, deixei-me molhar, soçobrei aqui e ali, procurei o chão, algumas vezes, e ele sumira. Mas foi um bom passeio e certamente inesquecível por essa Maniçoba que envenena qualquer um.

“Maniçoba” é boa, até na rica iconografia do início e do final.

Ótimas crônicas, diamantes brutos.

(Antônio Saracura, Aracaju, 24 de janeiro de 2016, recuperada em novembro de 2020).

Observação: restrição ao formato do livro 21 por 15 (em vez do tradicional 15 por 21): ruim de ler (linhas longas) e de armazenar na estante (quebra o padrão saudável).  

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