O INFERNO, Dan Brown, tradução de Fabiano Morais e Fernanda
Abreu,Arqueiro, 2013,448p, isbn 978-85-8041-152-2
Acho que o autor abusou de dissimulações para esconder a verdade,
e isso o levou a gastar muitas páginas, no final, com explicações e
justificativas. Poderia ter deixado no ar pequenos sinais que o leitor
guardaria no subconsciente e, depois, quando a verdade fosse mostrada, ele não
se sentiria enganado. Dou como exemplo a relação (tudo indicando ser homossexual)
entre Bertland e um parceiro, após aquela palestra frustrada pela nevasca. O
leitor ficou o resto do livro achando que o parceiro seria Terris, que também
seria o fs-2080. Precisava disso? Outro é no assassinado de doutor Marconi no
hospital que, apenas no final do livro, o autor revela que fora uma farsa. A arma
de Valeyova só possuía balas de festim.
Valeyova, na ponte velha em Florença, pronta para alvejar
Robert quando, na verdade, revelada no final do livro, só estava tentando sequestra-lo;
Sequestrá-lo e levá-lo para onde e como? Moto não parece veículo adequado para
transportar um sequestrado. Por que pinta Valeyova como uma sanguinária e
eficaz assassina e, no final, a transforma em uma simples assistente social?
A descrição abundante de monumentos e obras de arte, que
pouco tinham a ver com a drama abandonada. É como se Dan Brow tivesse
aproveitado roteiros turísticos difundidos na internet pelas agências de
viagens. É como se as cidades, especialmente Florença, Nápolis, e um pouco
Istambul, tivessem patrocinado a obra.
E por aí vai.
São muitas passagens que, a meu ver, abusam, enfadam o leitor.
Segue parte de meu diário de leitura para mostrar a opulência
artística dos caminhos da obra. Não entrei no Inverno de Dante, com medo de
ficar enganchado lá.
Página 37 - Foi nas ruas de Florença que Michelangelo brincou
em criança. Em seu atelier teve início a Renascença Italiana. Florença atrai
milhões de turistas para admirar “O Nascimento de Vênus” de Botticelli, “A Anunciação”
de Leonardo da Vinci” e o grande orgulho da cidade: “Il David”. As proporções
gigantescas de Davi (mais de cinco metros) e sua musculatura definida
espantavam a maioria das pessoas que o veem pela primeira vez.
Página 51 – “Para alcançar o paraíso
o homem deve atravessar o inverno (Dante)”.
Página 63:” “La Mapa dell’inferno pintado
por Sandro Botticelli (um dos gigantes da Renascença Italiana), é um complexo
diagrama do mundo interior. É uma das visões mais aterrorizantes da vida após a
morte, já criadas. Escuro, sinistro, apavorante, o quadro até hoje causa
espanto em que o vê. Diferente das outras obras vibrantes e coloridas (como
Primavera e o Nascimento de Vênus), Sandro usou uma deprimente paleta de tons
vermelho, sépia e marrom.
Página 65: A Divina Comédia de Dante
Alighieri é um poema épico de 14.233 versos que descreve sua brutal descida ao
mundo inferior, a jornada pelo Purgatório e, por fim, a chegada ao Paraiso. Das
três partes da comédia – Inferno, Purgatório e Paraiso, o Inferno é de longe a
mais lida e a mais memorável.
Página 66: Após a publicação do poema
houve enorme aumento de fiéis na Igreja Católica, temerosos do castigo.
Página 81: Em Florença o poeta nasceu
e cresceu e, conforme reza a lenda, se apaixonou por Beariz. E dali foi
cruelmente exilado. Vagou pelo interior da Itália por anos a fio enquanto sua
alma ansiava em voltar ao lar.
Página 84: Com exceção das Sagradas
Escrituras, nenhuma obra de arte visual, musical ou literária inspirou tantas
tributos, imitações, variações e comentários do que a Divina Comédia.
Página 90: O Portal da Cidade, hoje
palco de um engarrafamento pavoroso, era o cenário da Fiera Dei Contrati (Feira
dos contratos) na qual os pais vendiam filhas para casamentos arranjados, muitas
vezes forçando-as a dançar de forma provocante em tentativa de obter dotes
maiores.
Página 96: Os Médicis... sobrenome
que o símbolo de Florença. Durante seu reinado de 3 séculos, acumulou fortuna e
influência imensuráveis. Produziu quatro papas, duas rainhas da França, e maior
instituição financeira de toda a Europa.
Página 97: Se atravessarmos os Jardins
Boboli, chegaremos ao Palazzo Pitti, cidadela de pedra que um dia servira de sede
do grão-ducado dos Médicis, com seus 140 aposentos.
Página 104: Maquiavel disse: Quando
todas as províncias do mundo estiverem abarrotadas a ponto de seus habitantes
não conseguirem subsistir e nem migrar para outra parte... o mundo irá
purificar a si mesmo. As pragas são maneira natural do mundo se autopurificar.
Página 111: Antigo provérbio grego
atribuído a alguns dos primeiros mergulhadores a caçarem lagostas nas cavernas de
coral das ilhas do Egeu. “Quando se está nadando em um túnel escuro, chega um
momento em que não se tem mais fôlego para voltar. A única alternativa é seguir
nadando em frente e rezar por uma saída. O ponto sem volta.
Página 138: O Corredor Vasari foi
projetado por Giorgio Vasari em 1564 pedido do chefe da família Médici, o grão duque,
Cosmo I, como uma passagem segura entre a residência, no Palazzo Pitti, e os escritórios
administrativos, na margem esquerda do rio Arno, o palazzo Vecchio. Um
quilômetro de extensão. Hoje ainda existe e é usado como deposito seguro para obras
de arte, excedentes da famosa galeria Degli Uffizi. O corredor parece um grossa
serpente que ondula por vários edifícios no coração da velha Florença.
Página 143: A visita ao Palazzo Vechi
começa pela Piazza dela Signoria onde se vê Netuno de Ammannati, a réplica de David
de Michelangelo, Hercules e Caco, todos nus, que, junto aos sátiros em volta de
Netuno, somam mais de uma dúzia de pênis, à disposição dos turistas.
Página 175: o tradutor ou o escritor
sempre deixam dubiedade como esta: “Quando o homem estacou bem atrás dela, seu
coração parou de bater por um instante. Percebeu então que a voz vinha de seu
walkie-talkie. Dele ou dela ?.
Página 205: A mente humana tem um
mecanismo primitivo de autodefesa que nega qualquer realidade estressante demais.
Para o cérebro. É o que chamamos de negação. Descartamos os medos graves e nos
concentramos em tarefas simples e banalidade cotidianas. O Estado de extrema
negação faz a avestruz enterrar a cabeça na areia.
Página 222: O Batistério de San Giuvanni.
As portas de cinco metros de altura ocuparam o artista Lorenzo Gilbert por duas
décadas. Hoje estão instaladas réplicas. As originais estão no museu dell Opera
Del Duomo.
Página 229: Satanás tem três faces,
três queixos ... O fato de Satanás ser triplicado serve para o colocar em
equilíbrio com a tribuna glória da Santíssima Trindade.
Página 256: Lagdon deteve-se
examinando o pequeno cilindro gravado e em seguida fez um rápido resumo de tudo
que ela já sabia. (qual o foco, quem narra?).
Página 259: ‘‘O Caduceu tem duas
serpentes em volta do cabo e asas no topo. O amuleto de uma única serpente se
chama Bastão de Asclépio.”
Página 270: “O diretor puxou a
cadeira sentou-se e ficou encarando a bolha ondulante, suspensa debaixo d’água
como um balão preso por uma cordinha.
Página 293: Cada embarcação era pilotada
por um gondoleiro, viajando em pé numa plataforma do lado esquerdo da popa,
usando a tradicional camisa listrada de preto e branco, e manejando um único
remo preso na amurada direita.
Página 301: Em cima da segunda
colunata fica o onipresente símbolo de Veneza, visível em praticamente todas as
esquinas da cidade: um leão malado com sua pata orgulhosamente apoiada sobre um
livro aberto, no qual se lê a inscrição em latim “Pax tibi”, (que a Paz esteja
contigo). São Marcos, evangelista.
Página 364: “Ainda não temos certeza
se é algo que se propaga pela água, como uma bactéria, ou algo que, uma vez
liberado, tem a capacidade de se propagar pelo mar, como um vírus.”
Página 378 - A catedral de Santa
Sofia considerava dois objetivos: Provar a Deus quanto o homem era capaz de se
esforçar para Lhe prestar homenagem; ser um tratamento de choque aos fiéis.
Todos que entravam na imponente catedral, sentiam seus egos diminuídos. Sua existência
física e importância cósmica reduzia-se ao tamanho de uma simples partícula
diante de Deus... um átomo na mão do criador.
Página 440: Lembrando do conceito de
fama dos antigos filósofos gregos: Enquanto o teu nome for dito: tu jamais morrerás.
Ah! Sim, não falei do enredo. Que é
azougado. Resolvi passear nos museus do Inferno e ia esquecendo.
O professor simbologista Robert Langdon
aparece em Florença nem sabe como chegou aí.
Com Sienna penetra no mundo da Divina
Comédia de Dante.
Uma perigosa viagem pela cultura,
pela arte e literatura italianas acossados pelo Consórcio, uma sanguinária e
poderosa sociedade secreta.
(Antônio FJ Saracura, Aracaju, 30 de
junho de 2014, recuperada em novembro de 2020)
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