sábado, 28 de novembro de 2020

O INFERNO, Dan Brown

 

O INFERNO, Dan Brown, tradução de Fabiano Morais e Fernanda Abreu,Arqueiro, 2013,448p, isbn 978-85-8041-152-2



 

Acho que o autor abusou de dissimulações para esconder a verdade, e isso o levou a gastar muitas páginas, no final, com explicações e justificativas. Poderia ter deixado no ar pequenos sinais que o leitor guardaria no subconsciente e, depois, quando a verdade fosse mostrada, ele não se sentiria enganado. Dou como exemplo a relação (tudo indicando ser homossexual) entre Bertland e um parceiro, após aquela palestra frustrada pela nevasca. O leitor ficou o resto do livro achando que o parceiro seria Terris, que também seria o fs-2080. Precisava disso? Outro é no assassinado de doutor Marconi no hospital que, apenas no final do livro, o autor revela que fora uma farsa. A arma de Valeyova só possuía balas de festim.

Valeyova, na ponte velha em Florença, pronta para alvejar Robert quando, na verdade, revelada no final do livro, só estava tentando sequestra-lo; Sequestrá-lo e levá-lo para onde e como? Moto não parece veículo adequado para transportar um sequestrado. Por que pinta Valeyova como uma sanguinária e eficaz assassina e, no final, a transforma em uma simples assistente social?

A descrição abundante de monumentos e obras de arte, que pouco tinham a ver com a drama abandonada. É como se Dan Brow tivesse aproveitado roteiros turísticos difundidos na internet pelas agências de viagens. É como se as cidades, especialmente Florença, Nápolis, e um pouco Istambul, tivessem patrocinado a obra.

E por aí vai.

São muitas passagens que, a meu ver, abusam, enfadam o leitor.

Segue parte de meu diário de leitura para mostrar a opulência artística dos caminhos da obra. Não entrei no Inverno de Dante, com medo de ficar enganchado lá.

Página 37 - Foi nas ruas de Florença que Michelangelo brincou em criança. Em seu atelier teve início a Renascença Italiana. Florença atrai milhões de turistas para admirar “O Nascimento de Vênus” de Botticelli, “A Anunciação” de Leonardo da Vinci” e o grande orgulho da cidade: “Il David”. As proporções gigantescas de Davi (mais de cinco metros) e sua musculatura definida espantavam a maioria das pessoas que o veem pela primeira vez.

Página 51 – “Para alcançar o paraíso o homem deve atravessar o inverno (Dante)”.

Página 63:” “La Mapa dell’inferno pintado por Sandro Botticelli (um dos gigantes da Renascença Italiana), é um complexo diagrama do mundo interior. É uma das visões mais aterrorizantes da vida após a morte, já criadas. Escuro, sinistro, apavorante, o quadro até hoje causa espanto em que o vê. Diferente das outras obras vibrantes e coloridas (como Primavera e o Nascimento de Vênus), Sandro usou uma deprimente paleta de tons vermelho, sépia e marrom.

Página 65: A Divina Comédia de Dante Alighieri é um poema épico de 14.233 versos que descreve sua brutal descida ao mundo inferior, a jornada pelo Purgatório e, por fim, a chegada ao Paraiso. Das três partes da comédia – Inferno, Purgatório e Paraiso, o Inferno é de longe a mais lida e a mais memorável.

Página 66: Após a publicação do poema houve enorme aumento de fiéis na Igreja Católica, temerosos do castigo.

Página 81: Em Florença o poeta nasceu e cresceu e, conforme reza a lenda, se apaixonou por Beariz. E dali foi cruelmente exilado. Vagou pelo interior da Itália por anos a fio enquanto sua alma ansiava em voltar ao lar.

Página 84: Com exceção das Sagradas Escrituras, nenhuma obra de arte visual, musical ou literária inspirou tantas tributos, imitações, variações e comentários do que a Divina Comédia.

 

Página 90: O Portal da Cidade, hoje palco de um engarrafamento pavoroso, era o cenário da Fiera Dei Contrati (Feira dos contratos) na qual os pais vendiam filhas para casamentos arranjados, muitas vezes forçando-as a dançar de forma provocante em tentativa de obter dotes maiores.

Página 96: Os Médicis... sobrenome que o símbolo de Florença. Durante seu reinado de 3 séculos, acumulou fortuna e influência imensuráveis. Produziu quatro papas, duas rainhas da França, e maior instituição financeira de toda a Europa.

Página 97: Se atravessarmos os Jardins Boboli, chegaremos ao Palazzo Pitti, cidadela de pedra que um dia servira de sede do grão-ducado dos Médicis, com seus 140 aposentos.

Página 104: Maquiavel disse: Quando todas as províncias do mundo estiverem abarrotadas a ponto de seus habitantes não conseguirem subsistir e nem migrar para outra parte... o mundo irá purificar a si mesmo. As pragas são maneira natural do mundo se autopurificar.

Página 111: Antigo provérbio grego atribuído a alguns dos primeiros mergulhadores a caçarem lagostas nas cavernas de coral das ilhas do Egeu. “Quando se está nadando em um túnel escuro, chega um momento em que não se tem mais fôlego para voltar. A única alternativa é seguir nadando em frente e rezar por uma saída. O ponto sem volta.

Página 138: O Corredor Vasari foi projetado por Giorgio Vasari em 1564 pedido do chefe da família Médici, o grão duque, Cosmo I, como uma passagem segura entre a residência, no Palazzo Pitti, e os escritórios administrativos, na margem esquerda do rio Arno, o palazzo Vecchio. Um quilômetro de extensão. Hoje ainda existe e é usado como deposito seguro para obras de arte, excedentes da famosa galeria Degli Uffizi. O corredor parece um grossa serpente que ondula por vários edifícios no coração da velha Florença.

Página 143: A visita ao Palazzo Vechi começa pela Piazza dela Signoria onde se vê Netuno de Ammannati, a réplica de David de Michelangelo, Hercules e Caco, todos nus, que, junto aos sátiros em volta de Netuno, somam mais de uma dúzia de pênis, à disposição dos turistas.

Página 175: o tradutor ou o escritor sempre deixam dubiedade como esta: “Quando o homem estacou bem atrás dela, seu coração parou de bater por um instante. Percebeu então que a voz vinha de seu walkie-talkie. Dele ou dela ?.

Página 205: A mente humana tem um mecanismo primitivo de autodefesa que nega qualquer realidade estressante demais. Para o cérebro. É o que chamamos de negação. Descartamos os medos graves e nos concentramos em tarefas simples e banalidade cotidianas. O Estado de extrema negação faz a avestruz enterrar a cabeça na areia.

Página 222: O Batistério de San Giuvanni. As portas de cinco metros de altura ocuparam o artista Lorenzo Gilbert por duas décadas. Hoje estão instaladas réplicas. As originais estão no museu dell Opera Del Duomo.

Página 229: Satanás tem três faces, três queixos ... O fato de Satanás ser triplicado serve para o colocar em equilíbrio com a tribuna glória da Santíssima Trindade.

Página 256: Lagdon deteve-se examinando o pequeno cilindro gravado e em seguida fez um rápido resumo de tudo que ela já sabia. (qual o foco, quem narra?).

Página 259: ‘‘O Caduceu tem duas serpentes em volta do cabo e asas no topo. O amuleto de uma única serpente se chama Bastão de Asclépio.”

Página 270: “O diretor puxou a cadeira sentou-se e ficou encarando a bolha ondulante, suspensa debaixo d’água como um balão preso por uma cordinha.

Página 293: Cada embarcação era pilotada por um gondoleiro, viajando em pé numa plataforma do lado esquerdo da popa, usando a tradicional camisa listrada de preto e branco, e manejando um único remo preso na amurada direita.

Página 301: Em cima da segunda colunata fica o onipresente símbolo de Veneza, visível em praticamente todas as esquinas da cidade: um leão malado com sua pata orgulhosamente apoiada sobre um livro aberto, no qual se lê a inscrição em latim “Pax tibi”, (que a Paz esteja contigo). São Marcos, evangelista.

Página 364: “Ainda não temos certeza se é algo que se propaga pela água, como uma bactéria, ou algo que, uma vez liberado, tem a capacidade de se propagar pelo mar, como um vírus.”

Página 378 - A catedral de Santa Sofia considerava dois objetivos: Provar a Deus quanto o homem era capaz de se esforçar para Lhe prestar homenagem; ser um tratamento de choque aos fiéis. Todos que entravam na imponente catedral, sentiam seus egos diminuídos. Sua existência física e importância cósmica reduzia-se ao tamanho de uma simples partícula diante de Deus... um átomo na mão do criador.

Página 440: Lembrando do conceito de fama dos antigos filósofos gregos: Enquanto o teu nome for dito: tu jamais morrerás.

Ah! Sim, não falei do enredo. Que é azougado. Resolvi passear nos museus do Inferno e ia esquecendo.

O professor simbologista Robert Langdon aparece em Florença nem sabe como chegou aí.

Com Sienna penetra no mundo da Divina Comédia de Dante.

Uma perigosa viagem pela cultura, pela arte e literatura italianas acossados pelo Consórcio, uma sanguinária e poderosa sociedade secreta.

 

(Antônio FJ Saracura, Aracaju, 30 de junho de 2014, recuperada em novembro de 2020)

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